Existe um ponto onde todos os estudos falam entre si, o alongamento de fato melhora a flexibilidade.
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A flexibilidade pode ser adquirida através da execução de alongamentos ESTÁTICOS e DINÂMICOS no seu treino.
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O alongamento estático é o jeito mais pratico de se executar um alongamento, basta você ficar na posição de alongamento por um período de tempo determinado, alguns segundos, deve sempre ser feito com aquecimento para que não se tenha nem um tipo de lesão.
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O alongamento dinâmico é um modo ótimo para aliar o aquecimento junto ao alongamento, quem nunca viu aqueles jogadores de futebol simulando chutes pra cima antes de entrar em campo? Aquilo é um exemplo básico de alongamento dinâmico. O maior beneficio em relação ao outro tipo de alongamento é o aumento da frequência cardíaca, isso o torna ótimo para anteceder treinos muito intensos.
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Ambos geram Flexibilidade!
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ISOMETRIA
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Tente sempre manter a posição aplicando uma certa resistência, com o peso do próprio corpo ou com a ajuda de alguém mantendo a posição estática por o maior tempo que você aguentar.
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RESPIRAÇÃO
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A respiração certa irá aumentar a amplitude dos seus movimentos, a respiração também ajuda a corrigir postura e a relaxar o corpo.
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CORPO RELAXADO
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Se o seu corpo estiver tenso, o risco de uma lesão aumenta e provavelmente você não vai conseguir realizar um alongamento eficaz, a musculatura tensa limita seus movimentos, procure sempre estar relaxado.
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HIDRATAÇÃO
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Quando é executado um alongamento, as fibras musculares são tensionadas, se o seu corpo não estiver hidratado, as fibras ficam muito rígidas, hidrate-se.
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PERIODIZAÇÃO
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O mais importante de tudo é periodizar, praticar de forma periódica, comece com 10 minutos por dia, e vá aumentando de acordo com seus objetivos, quanto mais você praticar, mais flexibilidade.

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